Parto sem dor: A preparação é fundamental

Parto sem dor

O medo ao parto é muito frequente. A maioria dos especialistas recomendam que a mulher que for a dar à luz se prepare para isso aprendendo técnicas psicológicas, como as que se dão nas aulas de preparação ao  parto e a utilização de analgesias como a epidural.

O que se trata de conseguir, tanto com as técnicas médicas, como com as psicológicas é que a mãe assista o mais tranquila possível ao parto, o que ajuda a reduzir as dores do parto.

Na preparação da mãe e o pai, ao que se implica de forma activa, tomam parte ginecologistas, pediatras, psicólogos e matronas. Com estes cursos de preparação ao parto, para além da aprendizagem de umas técnicas ginásticas ou respiratórias o objectivo é preparar à futura mãe física, psicológica e emocionalmente para o momento do parto e ajudá-la a ser consciente da transcendência que tem dar à luz, tanto como mãe, na sua relação com o seu casal e no contexto social em que tem de viver.

As ofertas privadas que existem na actualidade sobre esta prática são múltiplas e diferentes. Quanto às públicas, na maioria dos centros de saúde uma matrona é a encarregada de realizar estes cursos de preparação que consistem sobretudo em  ensinar à mulher a respirar para suportar melhor as contracções.

Escrito por Colum

Technorati Tags: , ,

Outros post relacionados

Sê o primeiro em comentar!!

Tu email nunca se publicara. Campos obligatorios *

*
*

Switch to our mobile site